De acordo com o Sebrae, pequenas empresas são aquelas que geram receita bruta de até 4,8 milhões de reais por ano. Tais empresas possuem alguns incentivos do governo, como o Simples Nacional, por exemplo. Só para se ter uma ideia da importância desses tipos de negócios, no Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos, sendo 99% desse total formado por micro e pequenas empresas. É uma rede ampla de negócios dos mais diversos segmentos, mas muitos deles ainda não conhecem o poder do marketing digital.
Marketing digital compreende um universo de estratégias no ambiente online que tem por objetivo atrair público e gerar conversões, ou seja, negócios. Não importa se a intenção de uma pequena empresa é crescer, se consolidar ou apenas se manter em sua estrutura atual, o marketing digital pode ajudar em todos esses casos.
Foi-se o tempo em que o marketing digital era um assunto apenas para as grandes empresas. Com a popularização da internet a todas as camadas da população, a possibilidade de utilização do marketing digital para pequenas empresas é mais real do que nunca. Mais do que isso, as ferramentas que o marketing digital pode agregar aos pequenos negócios podem fazer uma diferença enorme no sucesso do empreendimento. Podemos citar diversas vantagens do marketing digital para pequenas empresas veja:
Vantagens do marketing digital para pequenas empresas:
1. Presença online
Cada vez mais, os consumidores e possíveis consumidores fazem uso da internet para pesquisar antes de tomarem decisões sobre compra. As empresas que não estão presentes no ambiente digital saem em desvantagem.
2. Segmentação
O marketing digital permite que as pequenas empresas atinjam especificamente determinado tipo de público, aumentando e muito as chances de concretização de negócios. Mais do que isso, existem diversas ferramentas que permitem conhecer hábitos, desejos e necessidades de seu público, o que torna as estratégias muito mais efetivas.
3. Consolidação de marca
Através de site, blog e até mesmo páginas nas redes sociais, a empresa pode trabalhar ainda mais a consolidação de sua marca no segmento em que atua, gerando ou aumentando sua autoridade sobre o setor em que atua.
4. Investimento acessível
Investir em marketing digital é mais barato do que investir nas mídias tradicionais. Parte considerável das ferramentas está disponível gratuitamente. A criação de um blog ou de perfis da empresa nas redes sociais é gratuita, por exemplo.
5. Mensuração
Até mesmo as ferramentas de marketing digital que não são gratuitas oferecem diferenciais que as tradicionais não oferecem. A possibilidade de direcionar os anúncios para seu público-alvo, de saber quantos acessos seu site recebe e quantos desses acessos resultaram em conversões são algumas das muitas possibilidades de mensuração dos resultados de campanhas online. Embora a mensuração exista no marketing tradicional, no ambiente digital ela é muito mais específica e completa.
É claro que todas essas vantagens do uso do marketing digital para pequenas empresas poderão ser melhor aproveitadas se forem orientadas por profissionais. A Agência Vem! é uma agência especialista em estratégias para o crescimento de pequenas empresas no mercado digital.