Possuir uma marca forte é fundamental para o sucesso das empresas, mas isso muitos empresários já sabem, porém como se faz para ter essa marca forte?
A identidade visual de uma empresa nada mais é que o conjunto de itens que são utilizados nos materiais de comunicação da empresa.
Entre esses itens, estão: o logotipo, a tipografia, as cores, as imagens e também aspectos não tangíveis, como sensações, valores e princípios a serem transmitidos.
Todo esse conjunto de design e comunicação tem o objetivo de identificar e individualizar a marca, fazendo dela algo único no mercado. Ele também ajuda a criar a memória da marca na cabeça do consumidor.
Por que é tão importante ter uma identidade visual bem desenvolvida?
Pois é ela quem leva ao reconhecimento e valor de uma marca, quando começa um comercial, música alegre de fundo, onde a pessoas felizes ao redor de uma mesa, trazendo uma mensagem de otimismo, que inspira todas as pessoas no mundo a não desistirem e a encarar novos desafios.
Com certeza se você estivesse assistindo ao comercial, só pelo andar da carruagem, antes mesmo de aparecer o fundo vermelho com as letras brancas, já saberia que isso é um comercial da Coca Cola, pois marcas como Coca Cola, McDonalds, Itaú, Heineken, Apple e várias outras empresas são exemplos da força de comunicação que uma identidade visual forte tem.
Então, o que está contemplado em uma boa identidade visual?
Seja entre os designers, ou entre donos de agência e seus clientes, isso sempre é um tema que gera discussão. Afinal, o que tem que ter na identidade visual?
A verdade é que além de não existir consenso quanto a isso, não existe o certo ou o errado. Tudo depende dos objetivos de comunicação da marca e para isso leva-se em consideração quem são seus clientes, seus principais concorrentes e fornecedores. Por isso, cada caso é um caso. Mas alguns itens que não costumam faltar, que são: logo, cor e tipografia.
Na agência Vem temos planos para o gerenciamento de suas redes sociais, entre em contato conosco, basta clicar aqui.