A identidade visual de uma marca é chamada de logo ou logotipo. Mas, a menos que você seja dono de uma empresa ou trabalhe na área de publicidade e design, é bem possível que desconheça a existência de outros termos como imagotipo, isologo e isotipo.
Construída com símbolos, escrita ou a junção de ambos, a identidade visual de uma marca é um dos mais importantes pontos para a entrada e permanência no mercado e estas definições ajudam a marcar a imagem de uma empresa.
Logotipo
Com origem grega, a palavra é formada por “logo” que significa conceito/significado e “typos” que significa símbolo ou figura. Logo, o significado para logotipo é justamente a representação visível de um conceito, sendo composto por tipografia (letras) e símbolo.
Os maiores exemplos de logotipo que conhecemos são os da Google, GAP, Zara, Coca-Cola, Sony e outros.
Imagotipo
O imagotipo é a combinação entre símbolo e texto, que mantém sua função e reconhecimento, mesmo quando representados de forma isolada.
O exemplo mais simples disso é o M e a escrita de McDonald’s, a figura do jacaré da Lacoste, as linhas da Adidas ou o símbolo da Nike. Mesmo que o símbolo não esteja acompanhado do texto ou o texto do símbolo, é fácil identificar a marca apresentada.
Isologo
O isologo é caracterizado em casos onde o símbolo e o texto aparecem misturados e de forma alguma podem ser separados, pois podem descaracterizar a representação da marca.
Neste caso, a imagem e o texto ficam agrupados, formando um único elemento. Marcas como Pizza Hut, Burger King, Starbucks, Harley-Davidson são alguns exemplos de isologos.
Isotipo
Popularmente chamado de símbolo, o isotipo é o que representa visualmente a marca. Isso significa que a imagem tipográfica pode vir separada e, mesmo na falta desse elemento, o isotipo ainda tem o poder de evocar a empresa.
A explicação para isso tem base científica, uma vez que o cérebro humano processa imagens mais rápido do que texto e as armazena com mais facilidade na memória. Alguns exemplos são a maçã da Apple, o pássaro azul do Twitter, o círculo vermelho e azul da Pepsi e o jacaré da Lacoste.
Logomarca
Outro termo comum é a “logomarca”, utilizada erroneamente quando alguém tem a intenção de se referir a um logotipo.
Segundo o designer gráfico da Agência Vem!, Luiz Henrique Buch, “logomarca” é um neologismo e a junção das palavras é redundante, uma vez que “logos” do grego e “marka” do germânico é o mesmo que: significado + significado.
“A logomarca é aceita atualmente em função do uso popular, não pela correção do termo. Esse tema gera dúvidas e discussões no mundo do design, e eu defendo que o profissional da área lance mão de maior rigor e critério ao expressar-se. Nós cobramos pelo serviço oferecido ao consumidor. Convém, então, oferecer assessoria de qualidade, mesmo que o potencial cliente ignore os critérios que orientam a atividade do designer gráfico”, pontua.
A agência de publicidade Vem! atua em Riomafra e região e conta com uma equipe especializada e atualizada nas tendências do mercado da comunicação. Com inovação e criatividade, a agência auxilia os clientes na criação de logotipos e materiais gráficos e na gestão de redes sociais, além de oferecer consultoria especializada em marketing, executando estratégias para atrair o público-alvo dos clientes e garantir os melhores resultados.
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